Eixo Central de Almada - Maioria PS Rejeita o Debate com os Almadenses

Joaquim Judas Vereador eleito pela CDU

Reunião Ordinária CM – 5 Abril 2021

Resumo das Intervenções Vereadores CDU

  

Eixo Central de Almada

MAIORIA PS REJEITA O DEBATE COM OS ALMADENSES

 

Com base num protocolo assinado pela Presidente da Câmara Municipal com a empresa Metro Transportes do Sul e com o Instituto da Mobilidade e dos Transportes, o qual não foi discutido nem aprovado pela Câmara Municipal propõe-se o Executivo PS/PSD realizar obras de grande envergadura no centro da Cidade Almada.

 

A Assembleia Municipal de Almada aprovou, no dia 18 de Março de 2021, uma recomendação, no sentido de a Câmara Municipal, antes de concretizar tais obras, realizar um debate público que permita um conhecimento exato da intervenção prevista e dos estudos que a fundamentam.

 

O facto de o concurso público lançado para início das obras ter ficado deserto, teria sido uma ótima oportunidade, como a CDU propôs, para que o debate se fizesse sem prejuízo significativo do prazo para a sua concretização.

 

Essa era a decisão que fazia sentido, era essa a decisão que respeitava a recomendação do órgão deliberativo do Município.

 

Mas PS e PSD rejeitaram a proposta da CDU numa opção clara pela estratégia de facto consumado.

 

Mais preocupado em esconder as ideias que tenha para o eixo que liga o Centro Sul a Cacilhas, o PS opta, mais uma vez, por fugir ao debate com a população.

No centro da Cidade de Almada, na Charneca de Caparica, como na Fonte da Telha, o desrespeito pelas pessoas e pelo ambiente é marca distintiva do PS na gestão da Câmara Municipal de Almada.

Depois de três anos e meio de paralisia e retrocesso, o PS em Almada entrou em estado de frenesim pré-eleitoral, sucedendo-se concursos para empreitadas sem qualquer projeto.

Concursos que começam por ficar desertos, e que acabam em contratos celebrados por consulta prévia ou ajuste direto, adjudicados por valores milhares de euros mais elevados do que o inicialmente previsto, e uma transparência de procedimentos incomparavelmente mais frágil do que o desejável.

Ficamos invariavelmente sem saber o que se vai fazer, onde se vai fazer e como se vai fazer.

Enquanto em Lisboa se apregoa a Capital Verde, em Almada pratica-se o “Arrabalde Cinzento”.

O incumprimento da recomendação aprovada pela Assembleia Municipal representa um inaceitável desrespeito por uma decisão legítima do órgão a quem cabe fiscalizar a atividade da Câmara, que não contou com oposição de nenhuma força política. Mesmo PS e PSD votaram em abstenção o texto, não apenas viabilizando a decisão, mas reconhecendo objetivamente a sua razão de ser.

No cumprimento da deliberação da Assembleia Municipal, Almada e os Almadenses exigem que o debate público seja realizado com a maior brevidade possível.

 

Almada, 5 de Abril de 2021

Os Eleitos pela CDU na Câmara Municipal de Almada

Eixo-Central de Almada - CDU exige que a CMA promova um debate público

---

Almada sempre a construir o futuro!
CDU (PCP-PEV)

www.almada.cdu.pt

www.facebook.com/cdu.almada

www.instagram.com/cdu_almada

Youtube: CDU Almada