Voto de pesar pelo falecimento de Zé Pedro

Voto de pesar pelo falecimento de Zé Pedro

José Pedro Amaro dos Santos Reis, conhecido como Zé Pedro, faleceu no dia 30 de Novembro com 61 anos. Músico e um dos fundadores dos Xutos & Pontapés, banda do final dos anos 70, com quase quarenta anos de existência, é um dos ícones do Rock português e uma referência para várias gerações.

Zé Pedro foi uma figura marcante e carismática da cultura portuguesa. Contribuiu para quebrar barreiras culturais e demonstrou sempre um assumido compromisso cívico e social.

Foi autor de algumas músicas como “N’América”, “Se Me Amas”, “Submissão”, na qual foi vocalista, entre outras como “Não Sou o Único”, música escolhida pelos Xutos & Pontapés nas cerimónias fúnebres para homenagear o seu companheiro.

Zé Pedro e os Xutos & Pontapés estão intimamente ligados à Margem Sul e a Almada desde logo pelo que ao início da formação da sua banda diz respeito, como também pelos concertos que deram nos diversos palcos do Concelho.

Desde o primeiro concerto, ocorrido a 13 de Janeiro de 1979 a 4 de Novembro de 2017, data do último concerto dos Xutos & Pontapés, no Coliseu de Lisboa, em que Zé Pedro anunciou publicamente o seu estado de saúde, os Xutos & Pontapés difundiram a sua música para lá dos longos caminhos que os levaram a arrastar multidões e agregando várias gerações em volta da sua música.

Naquele que foi o seu último concerto, Zé Pedro deixou um obrigado a todos o que gritaram o seu nome e “fizeram com que tivesse força para continuar naquele palco até ao fim”, deixando ainda um obrigado especial aos seus companheiros de longa jornada: Tim, Gui, Kalú e Zé Cabeleira.

Nestes termos o Grupo Municipal da Coligação Democrática Unitária CDU submete à Assembleia Municipal para consideração e aprovação a presente Moção-Deliberação:

Assim, a Assembleia Municipal de Almada, reunida em sessão ordinária a 21 e 22 de Dezembro de 2017, delibera:

1. Manifestar pesar pelo falecimento do Cidadão, Músico e Homem da Cultura que foi Zé Pedro.

2. Apresentar à sua família, amigos e aos Xutos e Pontapés as mais sentidas condolências.