Resolução do Encontro Concelhio da CDU em Almada

Resolução do Encontro Concelhio da CDU

O Encontro Concelhio de Almada da CDU-PCP/PEV, realiza-se, a cerca de 5 meses das Eleições Autárquicas, e tem como objetivo juntar eleitos, candidatos e ativistas da CDU-PCP/PEV, fazer o balanço do trabalho realizado e definir as principais linhas orientadoras para a intervenção da CDU-PCP/PEV, nesta importante batalha eleitoral.

O voto na CDU-PCP/PEV, no próximo dia 1 de Outubro é um importante contributo para o reforço do Poder Local Democrático, ao serviço das populações e do desenvolvimento local. Votar na CDU-PCP/PEV – Coligação Democrática Unitária é determinante para a defesa dos direitos das populações e resolução dos seus problemas. Uma grande votação na CDU-PCP/PEV em Almada, será um importante contributo para o reforço da sua afirmação como a grande força de esquerda no Poder Local, na região de Setúbal e no todo nacional.

O reforço da CDU-PCP/PEV, contribuirá para novos avanços na política de defesa, reposição e conquista de direitos e dará maior expressão à luta por uma política alternativa patriótica e de esquerda.

Nos últimos anos a ofensiva contra o poder local desenvolvida pelo Governo PSD/CDS, conheceu uma nova e agravada dimensão visando a sua subversão. O ataque à sua autonomia, o empobrecimento democrático e a retirada de meios financeiros, organizacionais e humanos para o desenvolvimento das suas competências são marcas de uma política que urge inadiável correção, que tanto mais perto estará, quanto mais força tiver a CDU-PCP/PEV e a luta das populações, visto que o Governo do PS, só por si, não parece estar disponível para tal, como é evidente pelo voto contra uma proposta do PCP na AR, para a reposição das freguesias roubadas ao povo de Almada.

É indispensável prosseguir, nesta batalha eleitoral de Outubro próximo a defesa do poder local democrático, reafirmando a sua autonomia e reforçando as condições de exercício. Onde exista uma clara delimitação de competências, inerente à reposição de condições para a assunção das responsabilidades que já hoje detêm. Uma descentralização inseparável da criação das regiões administrativas e da devolução das freguesias. E é com esse compromisso que a CDU-PCP/PEV se apresenta ao povo, fundado no seu reconhecido percurso de trabalho, honestidade e competência e no inabalável compromisso em defesa do poder local e das populações.

A CDU-PCP/PEV, concorre a todos os órgãos autárquicos do concelho de Almada, assumindo um projeto e uma prática distintiva com provas dadas ao longo de mais de 40 anos, seja na obra realizada, na dimensão democrática e participada presente na gestão, na postura distinta dos seus eleitos, pela recusa de benefícios pessoais no exercício de cargos públicos, ou na intervenção coerente em defesa do poder local democrático, da sua autonomia, meios, recursos materiais e humanos.

A CDU-PCP/PEV continuará a pautar a sua ação pela exigência de devolução das freguesias roubadas ao povo e pelo claro compromisso da sua devolução; pela defesa dos serviços públicos, acesso à saúde, educação, à cultura, à proteção social, à habitação, à mobilidade, pela defesa e melhoria do ambiente e património natural, da gestão pública da água. A CDU-PCP/PEV continuará a bater-se pela reversão do processo de privatização dos sistemas de tratamento de resíduos sólidos urbanos, decidido e imposto pelo anterior governo do PSD/CDS-PP. Bem como, na valorização dos trabalhadores das autarquias locais, seus direitos e condições de trabalho, na opção clara de gestão pública e recusa de privatizações e na política de uso do solo de acordo com o interesse público e não especulativo.

O Concelho de Almada, é dos que apresenta maiores índices de desenvolvimento e bem estar da população no todo nacional. Resultado do trabalho e da obra da CDU-PCP/PEV com os trabalhadores e a população de Almada ao longo de mais de quarenta anos e que por todos é reconhecido.

Desde questões, como a satisfação das necessidades básicas da população, como o planeamento e ordenamento do território, de recuperação urbanística, de democratização do acesso à cultura e ao desporto, de ligação da escola ao meio, de valorização do espaço e ambiente urbano. O concelho de Almada de acordo com as estatísticas nacionais tem os mais elevados índices de cobertura no abastecimento de águas e saneamento e de recolha de resíduos, a nível nacional. Almada foi município pioneiro na aprovação de um Plano Diretor Municipal. Dos primeiros a ter um parque urbano, e a estabelecer uma rede de bibliotecas, bem como outros equipamentos culturais e desportivos.

Tendo em conta um percurso de provas dadas e valor confirmado, a CDU-PCP/PEV em Almada, pelo estilo de gestão, as opções que adota e as prioridades que estabelece, afirma-se como a força do presente e do futuro no poder local democrático em Almada.

O Trabalho, Honestidade e Competência, norteado pelo interesse público, respeitando os compromissos assumidos e prestando contas à população, são marcas da CDU-PCP/PEV. A CDU-PCP/PEV dá garantia da gestão democrática, respeitando a legalidade, tendo um funcionamento dos órgãos, baseado na colegialidade e pluralidade e recusa de presidencialismo. A postura de diálogo e participação em torno dos problemas locais, envolvendo todos os que querem contribuir para a melhoria das condições de vida nas freguesias e concelho, são prática nas autarquias de Almada geridas pela CDU-PCP/PEV.

A CDU-Coligação Democrática Unitária, é o espaço de participação que integra o PCP, o PEV e a ID, e se alarga a muitos outros sem filiação partidária, que reconhecem na CDU-PCP/PEV um percurso de trabalho, honestidade e competência e se identificam com este espaço privilegiado de intervenção para o desenvolvimento local.

As eleições autárquicas, devem ser encaradas, como uma batalha de todos, e não uma tarefa exclusiva dos eleitos ou dos candidatos. A nossa campanha deve ser de massas, de contacto, de proximidade, de ouvir, esclarecer e mobilizar para o voto na CDU-PCP/PEV, no próximo dia um de Outubro.

Durante o período eleitoral, é necessário prestar contas do trabalho desenvolvido, realizar encontros, reuniões e outras iniciativas que envolverão candidatos e ativistas da CDU-PCP/PEV. O alargamento da base de apoio à CDU-PCP/PEV, é uma prioridade e será feito através de um amplo plano de contacto com independentes. Na construção das listas de candidatos, que integram Comunistas, Ecologistas e muitos Independentes, o número de jovens e mulheres deve ser aumentado. Os programas e compromissos eleitorais serão feitos de forma participada.

A CDU-PCP/PEV, pela sua natureza é um espaço de participação que deve ser potenciado através do alargamento unitário, onde a juventude tem um espaço privilegiado, o que conduz à necessária dinamização da juventude CDU-PCP/PEV, que integra a JCP e a Ecolojovem, bem como muitos outros jovens sem filiação partidária.

Em Almada, a CDU-PCP/PEV continuará a dar atenção ao desenvolvimento, à diminuição da carga fiscal, ao apoio social, aos direitos dos trabalhadores, ao movimento associativo e popular e às instituições, bem como o aprofundamento do direito de todos à criação e fruição cultural e ao direito ao desporto para todos, com contas certas e em dia, marcas indeléveis do concelho de Almada e da gestão CDU-PCP/PEV.

Muito se fez e é necessário continuar a fazer, dando mais força à CDU-PCP/PEV.

Com mais força em Almada, a CDU-PCP/PEV prosseguirá, dando novas respostas a novos problemas, elevando a capacidade de resposta dos serviços públicos, aumentando ainda mais a qualidade de vida no concelho de Almada.