Saudação ao piloto almadense Miguel Oliveira

O piloto almadense Miguel Oliveira continua o seu brilhante desempenho na temporada 2018 na categoria de Moto2.

Miguel Oliveira, residente na Charneca de Caparica, que desde muito cedo despertou a sua paixão pelo motociclismo, obtendo logo no início da sua carreira excelentes resultados a nível internacional, fizeram com que Miguel Oliveira ascendesse a patamares elevados da modalidade a nível mundial com a entrada em 2011 na categoria de velocidade de 125cc, passando mais tarde a designar-seMoto3, onde surgiram os primeiros pódios, registos que se repetiram em 2013 e 2014.

No ano 2015 marca a ascensão do piloto de Almada nesta categoria, em representação da KTM, tendo disputado até à última corrida do GP Comunidade Valenciana o título mundial com o britânico Danny Kent, numa época registada pela primeira vitória da sua carreira na alta-roda da velocidade no GP Itália.

Precisamente em Itália, pista que começa a ser talismã para Miguel Oliveira, obtém a 3 de junho de 2018 o lugar mais alto do pódio na categoria Moto2 desta temporada, o que o coloca no 2.º lugar da geral quando estão decorridas seis provas do circuito do mundial de velocidade.

De referir que Miguel Oliveira no ano 2017 foi 3.º na geral de Moto 2, iniciou um projeto pedagógico pioneiro em Portugal – o Oliveira Cup, dirigido a jovens dos 10 aos 14 anos de idade. Paralelamente, e com o mesmo intuito, Miguel Oliveira tem ainda um papel preponderante na preparação de jovens talentos provenientes do Oliveira Cup que se iniciam no Campeonato Nacional de Velocidade, sob a chancela da Miguel Oliveira Fan Club Racing Team.

No início de 2018, foi eleito Desportista do Ano, na categoria de Atleta Masculino, pela Confederação do Desporto de Portugal, assim como nomeado Embaixador Global da Integridade e Transparência no Desporto pela Sport Integrity Global Alliance (SIGA).

Durante o Grande Prémio de Jerez foi confirmado que Miguel Oliveira iria competir no Moto Gp até 2020 na equipa KTM Tech 3 com motos iguais à equipa de fábrica.

Assim, a Assembleia Municipal de Almada, reunida em sessão ordinária a 28 e 29 de junho de 2018, delibera:

1. Manifestar reconhecimento e elogiar a excelente carreira desportiva do piloto almadense Miguel Oliveira, o qual prestigia o Município de Almada e Portugal.

2. Saudar o piloto Miguel Oliveira pelo início de época, desejando, simultaneamente, que as suas aspirações na alta-roda do motociclismo alcancem o desejado objetivo final na época 2018 da categoria de Moto2.

Almada, 28 de junho de 2018
Os Deputados Municipais da CDU