Pelo fim das portagens na Ponte 25 de Abril

Pelo fim das portagens na Ponte 25 de Abril

Moção pelo fim das portagens na Ponte 25 de Abril, apresentada pela CDU - PCP/PEV durante a Assembleia de Freguesia da União de Freguesias do Laranjeiro e Feijó.

"Recentemente veio a público a necessidade de se proceder a obras na Ponte 25 de Abril num valor que ascende aos 18 milhões de euros. Segundo a Infraestruturas de Portugal, a segurança desta travessia do Tejo não está em risco, embora seja necessário avançar com a intervenção o quanto antes. No Diário de Notícias de 8 de Março avança-se ainda “que os trabalhos de manutenção realizar-se-ão durante a noite e aos fins de semana” com o intuito de não afectar o normal funcionamento da ponte.

Funcionamento que, como todos sabemos, não é normal há muitos anos, pois todos os dias úteis (principalmente durante os períodos lectivos) os acessos a Lisboa acumulam filas de mais de 5 km de manhã e outros tantos ao final da tarde, no sentido Lisboa – Almada, faltando um investimento sério na rede de transportes públicos aqui e em toda a Grande Área Metropolitana.

Menos normal ainda é o facto dos 18 milhões de euros necessários para estas obras de manutenção saírem do Orçamento de Estado, quando aquela infraestrutura está concessionada a uma entidade que arrecada por ano cerca de 50 milhões de euros em portagens – a Lusoponte.

Isto é, se o facto de os cidadãos da margem sul serem os únicos a não ter alternativa a não ser pagar para aceder a Lisboa já é razão suficiente para que se acabe com a cobrança de portagens na Ponte 25 de Abril; quando vemos que a maior parte do valor cobrado nessas portagens vai direitinho para os bolsos dos accionistas da Lusoponte, que não contribuem para a manutenção da infraestrutura que exploram, mais gritante se mostra a necessidade de se acabar imediatamente com aquelas portagens!

Assim, a Assembleia da União de Freguesias do Laranjeiro e Feijó, reunida a 19 de Abril de 2018, delibera exigir ao Governo:

1. que acabe com a cobrança de portagens na Ponte 25 de Abril;

2. que abra um novo nó na auto-estrada A2, entre Almada e o Fogueteiro, de modo a descongestionar o acesso à ponte no período da manhã;

3. que promova o funcionamento em rede de todas as empresas de transportes de passageiros que operam na Grande Lisboa;

4. que alargue as coroas do Passe Social Intermodal, tornando o uso do transporte público uma opção mais atractiva.

Os eleitos da CDU na Assembleia da União de Freguesias do Laranjeiro e Feijó, 19 de Abril de 2018."

Esta moção foi APROVADA com os votos a FAVOR dos eleitos da CDU e do BE; Abstenção do PS e do PSD