Voto de Pesar pelo falecimento de Fernando Proença de Almeida

Fernando Proença de Almeida autarca e distinto dirigente associativo do Concelho de Almada, faleceu em Almada no passado dia 19 de fevereiro de 2018.

Nascido na Cova da Piedade em 1939, Fernando Proença de Almeida assumiu em maio de 1974, na sequência da Revolução de Abril, a presidência da Comissão Democrática Administrativa da Câmara Municipal de Almada substituindo a administração fascista, tendo exercido aquelas funções até à tomada de posse dos primeiros órgãos do Poder Local Democrático eleitos em janeiro de 1977.

Em 31 meses de atividade verdadeiramente alucinante, Fernando Proença de Almeida coordenou na Comissão Democrática Administrativa uma equipa de homens e mulheres que, com coragem e determinação, num momento em que as instituições democráticas não estavam ainda estabilizadas, sem recursos financeiros ou outros apoios, iniciou um processo de resposta às inúmeras carências registadas a todos os níveis da vida do Município, tomando decisões e adoptando medidas que constituíram um significativo contributo para a fundação, enraizamento e fortalecimento dos alicerces daquilo que é hoje o Poder Local Democrático, consagrado na Constituição da República Portuguesa aprovada e promulgada em 2 de junho e 1976 como um dos pilares fundamentais do regime democrático português.

Nas primeiras eleições democráticas para os Órgãos do Poder Local Democrático, realizadas a 12 de dezembro e 1976, Fernando Proença de Almeida foi eleito diretamente para o primeiro mandato da Assembleia Municipal de Almada integrando as listas da então Frente Eleitoral Povo Unido (FEPU), integrada pelo seu Partido Comunista Português.

A atividade cívica de Fernando Proença de Almeida destacou-se igualmente no quadro do associativismo popular. Ainda antes da Revolução de Abril, foi Vice-Presidente do Clube Desportivo da Cova da Piedade (1972 e 1973), cargo que viria a desempenhar igualmente na Sociedade Filarmónica União Artística Piedense em 1974, Coletividade Centenária de Almada a que viria a presidir a partir de 1981 e durante mais de 12 anos.

Em reconhecimento do contributo que Fernando Proença de Almeida dedicou ao Concelho de Almada, a Câmara Municipal deliberou em junho de 1994 distinguir o Cidadão com a atribuição da Medalha de Ouro de Mérito e Dedicação do Município.

Assim, num momento de luto e sentimento de perda pelo desaparecimento físico de Fernando Proença de Almeida, a Assembleia Municipal de Almada, na sua Sessão Ordinária de dia 27 de fevereiro de 2018, delibera:

1. Sublinhar as qualidades humanas de Fernando Proença de Almeida, homenageando a memória do Homem Fraterno, Generoso e Solidário, evocando respeitosamente a sua memória.

2. Expressar aos seus familiares, aos muitos amigos, aos camaradas e companheiros do Poder Local Democrático, ao Movimento Associativo Almadense e ao seu Partido Comunista Português, o mais profundo pesar e solidariedade pelo desaparecimento físico do nosso convívio deste Insigne Cidadão Almadense.

Almada, 27 de fevereiro de 2018
Os Deputados Municipais da CDU