Hélder Lopes

Cabeça de lista à Freguesia de Caparica e Trafaria
PCP

Hélder Lopes, 44 anos nasceu e reside no Monte de Caparica, tendo feito o seu percurso escolar no concelho de Almada.

Ingressou no mundo do trabalho aos 18 anos, numa empresa na Charneca de Caparica e, em simultâneo, em part-time, numa outra empresa de telecomunicações. Prosseguiu o seu percurso profssional como empresário, sendo ainda agente comercial de empresas internacionais.

É músico e dirigente associativo, tendo iniciado os estudos musicais aos 8 anos, na Incrível Almadense, primeiro na escola de música e depois na sua banda flarmónica, tendo aí permanecido até aos 27 anos. Participou, desde jovem, noutras bandas flarmónicas, nomeadamente, na banda da Sociedade Filarmónica Operária Amorense e, também na banda da Sociedade Recreativa Musical Trafariense (SRMT), onde permanece até hoje e onde esteve envolvido em projectos de divulgação e de formação musical, como a orquestra de música clássica e o conservatório de música.

Enquanto músico, colaborou também, alguns anos, com marchas populares, nomeadamente na marcha da Trafaria, do PIA 2, do Lifeshaker e Ruas do Bairro, bem como, na grande parte das marchas do concelho de Almada.

Recebeu o mandato dos sócios para ser eleito Presidente da Direcção da SRMT , tendo ainda feito parte dos órgãos sociais da Associação das Colectividades do Concelho de Almada, durante 2 mandatos.

É, desde 2020, presidente da Associação de Pais da Escola Básica de Vale Rosal.

É independente, tendo sido eleito, em 2017, nas listas da CDU para o executivo da Junta da União de Freguesias da Caparica e Trafaria, com os pelouros do Movimento Associativo, Desporto e Cultura.