Remoção de amianto nas Escolas do Concelho

Remoção de amianto nas Escolas do Concelho


--------------------------------------------------------
Segue a CDU Almada:

Requerimento: Remoção Fibrocimento Escolas

Requerimento: Remoção Fibrocimento Escolas

Requerimento nº 1/GVCDU/2021-2025

25 de Outubro de 2021

 

Assunto: Remoção de estruturas em fibrocimento incluindo amianto em estabelecimentos escolares

 

Exm.ª Sr.ª Presidente da Câmara Municipal de Almada

Inês de Medeiros 

Chegou ao conhecimento dos eleitos pela CDU na Câmara Municipal de Almada que a Câmara Municipal é dona de diversas obras, algumas em curso e outras a iniciar a curto prazo, em escolas do 2º ciclo, 3º ciclo e secundárias do Concelho, visando a remoção de estruturas em fibrocimento contendo amianto, ainda existentes num conjunto apreciável de estabelecimentos escolares da responsabilidade do Ministério da Educação no Concelho de Almada.

 Os eleitos pela CDU requerem informação urgente sobre esta matéria, designadamente: 

  1. A Presidente da Câmara Municipal de Almada confirma que se encontram em curso obras de remoção de estruturas em fibrocimento em escolas do Concelho, e outras estão prestes a iniciar-se, num momento em que o ano letivo se encontra em pleno funcionamento? 
  1. Em caso afirmativo, como justifica a Presidente da Câmara Municipal de Almada a contradição frontal que essa realidade representa com afirmações produzidas durante a recente campanha eleitoral pela própria Presidente da Câmara Municipal, então na condição de candidata a novo mandato autárquico, segundo as quais a remoção de estruturas em fibrocimento estaria, já nessa altura, totalmente concluída nas escolas do Concelho de Almada? 
  1. São do conhecimento público os enormes riscos para a saúde individual e para a saúde pública, que as partículas de amianto em suspensão no ar representam para os seres humanos, sendo universalmente exigidas medidas especiais de segurança no manuseamento e tratamento de materiais contendo aquela fibra natural. Como justifica, por isso, a Presidente da Câmara Municipal de Almada que as obras de remoção de estruturas contendo amianto estejam a ser concretizadas em pleno funcionamento dos estabelecimentos escolares, frequentados por muitos milhares de jovens alunos, professores, pessoal administrativo e auxiliar e famílias dos alunos, decorrendo as intervenções, segundo informação que apurámos, ao longo de mais de dois meses? 
  1. Considera a Presidente da Câmara Municipal de Almada que a prevenção dos riscos para a saúde individual e para a saúde pública, colocados de forma clara e objetiva neste tipo de intervenção, não deveria ser o critério fundamental a presidir à realização destas obras, devendo a sua concretização ocorrer em período de interrupção letiva quando os estabelecimentos escolares se encontram vazios ou muito perto disso?

 

Solicitando uma resposta tão breve quanto possível. Com os melhores cumprimentos.

 

Almada, 25 de Outubro de 2021

 

Os Vereadores e Vereadoras eleitos pela CDU

Maria das Dores Meira

António Matos

José Luís Bucho

Helena Azinheira


--------------------------------------------------------
Segue a CDU Almada:

CDU Presente no 132° aniversário da SFUAP

CDU Presente no 132° aniversário da SFUAP

A CDU esteve presente na sessão solene do 132° aniversário da Sociedade Filarmónica União Artística Piedense, através dos Vereadores municipais Helena Azinheira e António Matos.

Reiteramos os parabéns à SFUAP, como tivemos oportunidade de fazer na sessão celebrativa.

Acompanhando sempre a vida associativa local, a CDU não poderia deixar de estar presente na festa de aniversário daquela que é uma das mais prestigiadas coletividades portuguesas, com marcante atividade cultural e desportiva junto de sucessivas gerações de almadenses.

A SFUAP pode contar com o apoio da CDU na prossecução dos objetivos que tem pela frente, de entre os quais se destaca a requalificação geral das suas instalações com vista a melhor servir a população.

UF Caparica e Trafaria - Tomada de Posse 2021/2025

UF Caparica e Trafaria - Tomada de Posse 2021/2025

Declaração política na 1ª Assembleia de Freguesia da Junta da União de Freguesias de Caparica e Trafaria

Antes da intervenção da CDU, cumprimento e agradecemos à Direcção da Escola Secundária do Monte de Caparica, na pessoa da Senhora Directora Isabel Santos, a cedência deste espaço para o nobre acto de instalação da Assembleia da nossa União de Freguesias.

Este é um espaço recentemente construído e que também poderá simbolizar o que deve de ser a proximidade dos autarcas às suas comunidades. O resultado de uma fugaz conversa e o entendimento sobre a necessidade e utilidade. Não sendo uma real competência da Junta de Freguesia, perante um pertinente pedido da escola, o anterior executivo entendeu e bem contribuir para a construção deste palco, cuja nossa presença aqui o torna numa mais-valia às nossas comunidades.

Senhor Presidente da Assembleia de Freguesia

Secretários da Mesa da Assembleia

Eleitos da Assembleia de Freguesia

Senhora Presidente de Junta de Freguesia

Membros do Executivo

Senhoras e Senhores Fregueses

Trabalhadoras e Trabalhadores da Junta da União de Freguesias da Caparica e Trafaria

 

Cumpre-nos no primeiro momento desta assembleia, parabenizar a força política mais votada nas eleições do passado dia 26 de setembro, com votos que possam cumprir com as suas propostas eleitorais, até a bem da moralização política de todos nós, em cumprimento das nossas tarefas politicas.

Sentimos nas ruas que as pessoas estão cansadas de promessas que não são cumpridas.

Saudamos todos aqueles que participaram nas campanhas de cada partido e em particular todos aqueles que foram eleitos para representar as populações.

Deixamos um cumprimento fraterno e solidário aos Caparicanos e Trafarienses que confiaram o seu voto na CDU com o compromisso que continuaremos a trabalhar para o progresso e melhor bem-estar de todos nós.

Os resultados exarados das últimas eleições trouxeram uma nova realidade, e será com esta realidade que teremos que encontrar respostas aos anseios e necessidades das populações.

Podemos extrapolar muitas realidades deste acto eleitoral. Procurar todas as justificações para os resultados que cada um obteve, mas a verdade democrática, é que aqui todos precisam de todos. Pelo bem das populações que representamos, espero e esperamos que haja a humildade do diálogo. Não passaremos cheques em branco a ninguém, mas também não seremos força de bloqueio. A nossa oposição será realizada sempre numa optica de interesse das populações.

Hoje temos um executivo de freguesia e um executivo camarário do Partido Socialista, o que desejamos, já para o presente é que haja uma real comunicação entre a Junta de Freguesia e a Câmara Municipal de Almada, algo que faltou e muito no mandato que agora finda. Que haja seriedade na negociação e implementação das transferências delegadas, este é um conselho se me permitem, de alguém que esteve no último executivo e sabe que nada disto se passou.

Os eleitos da CDU constituir-se-ão não só como uma força fiscalizadora da acção do executivo, mas acima de tudo como uma força de construção do progresso da nossa sociedade civil. Afirmaremos aqui, o que afirmámos ao longo da nossa campanha eleitoral, falar a verdade e esclarecer, olhando nos olhos de cada um. A nós poderão apontar muitos defeitos, mas nunca o de não andarmos de cabeça erguida. Esta será a nossa postura. Estaremos ao lado da população e dos trabalhadores desta União de Freguesias sempre numa perspectiva de diálogo e acção, de braço dado com as pessoas.

Continuaremos a lutar muito em particular

  • pelo restabelecimento funcional e integral do Centro de Saúde da Trafaria que hoje se encontra aberto por via da pandemia que nos assola
  • por melhores condições de trabalho dos nossos pescadores na Trafaria e Porto Brandão
  • Por um verdadeiro posto de correios na Trafaria e Monte de Caparica
  • Pela reabertura do balcão da Caixa Geral de Depósitos
  • Pelo reforço das carreiras fluviais na Trafaria e Porto Brandão
  • Pelo reforço das carreiras terrestres que servem a nossa freguesia
  • Pela criação de carreiras terrestres que sirvam as populações de Pêra, Funchalinho e Capuchos
  • Pela reabilitação dos parques desportivos
  • Pela reabilitação e criação de parques verdes e jardins infantis
  • Por mais apoios às nossas colectividades e instituições.

Senhoras e senhores eleitos, a CDU, reforça o anteriormente dito, estamos aqui para trabalhar com muita honra pelas 2940 pessoas que votaram na nossa força política e respeitando os resultados eleitorais, mostrar às restantes pessoas que o nosso programa eleitoral era o mais capaz.

Os eleitos pela CDU

Hélder Lopes

Sandra Bacalhau

Luís Barradas

Patrícia Brito

Fátima Cardoso

Mário Fernandes

João Balegas

UF Laranjeiro e Feijó - Tomada de Posse 2021/2025

UF Laranjeiro e Feijó - Tomada de Posse 2021/2025

INTERVENÇÃO TOMADA DE POSSE NA FREGUESIA DE LARANJEIRO E FEIJÓ

 

Caro Presidente da Assembleia Municipal de Almada

Caros Vereadores em representação da Sr.ª Presidente da Câmara Municipal de Almada

Convidados,

Caros Amigos,

Eleitos nos Órgãos Autárquicos que agora tomaram posse

e outros, aqui presentes, também eleitos para outros órgãos das autarquia no nosso Concelho

 

Em primeiro lugar uma saudação calorosa à população do Laranjeiro e Feijó e um agradecimento muito especial pela confiança em nós depositada para mais um mandato nesta União de Freguesias.

A todos os eleitos desejo um mandato correspondente ao que as populações esperam de nós e que a nossa relação seja a afirmação de um trabalho com sentido de missão, responsabilidade e compromisso.

Seguramente, todos aceitámos este desafio porque acreditamos qua a partir da proximidade conseguiremos melhores respostas para os problemas das populações, pois é no espaço de participação que encontramos oportunidades para desenvolvermos a nossa ação cívica.

Uma palavra para os trabalhadores da autarquia que estão connosco diariamente a contribuir para a execução do que nos propomos cumprir, garantindo a prestação de um serviço público que se quer cada vez mais reconhecido e valorizado pela sua importância no progresso efetivo das populações.

Como muitos sabem, nas Freguesias conseguimos ir para além das competências atribuídas. Não só realizamos o que a lei nos confere, como conseguimos reconhecer e envolver-nos em inúmeras ações e projetos da nossa comunidade nas suas mais distintas dimensões.

Por isso, daqui afirmamos que estamos disponíveis para assumir novas competências partindo sempre do princípio que estas permitem um melhor serviço público de proximidade com as populações e desde que estejam reunidas todas as condições materiais, financeiras e humanas para a sua execução com eficácia.

Estamos preparadas para continuar a trabalhar com as instituições de solidariedade, a comunidade educativa, o movimento associativo, os agentes económicos locais e com a população em geral para desenvolver as Freguesias de Laranjeiro e Feijó.

Connosco, haverá sempre um trabalho de proximidade com as populações na afirmação do poder local e no desenvolvimento de políticas de participação; na luta pela reposição das Freguesias de Laranjeiro e de Feijó; na exigência ao Governo e ao Município da requalificação do parque escolar; na melhoria das condições dos fogos de habitação social municipal; no melhoramento dos espaços de lazer;  no apoio ao Movimento Associativo Popular, agentes culturais e às instituições de solidariedade social; e na justa reivindicação pela construção do Centro de Saúde no Feijó.

Disse algumas vezes durante a fase de campanha eleitoral que “mesmo que algumas árvores queiram desviar o nosso rumo, não nos podemos perder na floresta da desilusão, da mentira e do caos. É na rua, no contacto com as populações, no esclarecimento com a verdade e a honestidade que nos caracteriza que vamos agarrar esta tarefa que temos nas mãos. São desafios que exigem muita responsabilidade e disponibilidade, mas que estamos em condições de aceitar. E vamos lado-a-lado com confiança e compromisso, ouvir, mas sobretudo fazer.

É a diferença entre o sonhar e o realizar. Um filme onde os atores somos nós, os verdadeiros protagonistas, aqueles que importam. E como nunca estamos sozinhos sabemos que podemos contar com todos para a afirmação desta caminhada.“

 

Disse e mantenho!  

Viva o Laranjeiro! 

Viva o Feijó!

Viva o Poder Local!





Email

almada@cdu.pt

Morada

Praça Professor Egas Moniz, 48, 2800-069 Almada

Menu

Image

©2021 Copyright CDU Almada