Os eleitos da CDU reunidos na Assembleia da União das Freguesias de Almada, Cova da Piedade, Pragal, Cacilhas no dia 30 de Abril 2018 votaram contra no Voto de Saudação “Almada Mais Limpa”, apresentado pelo grupo de eleitos pelo PS, pelo facto de o mesmo ocultar as decisões de investimento tomadas durante o último ano do mandato anterior, em que a Câmara Municipal teve maioria CDU, que se traduzem hoje na melhoria da qualidade do ambiente urbano e da vida de todos os Almadenses.

Lançado dia 31 de maio de 2017, o concurso para aquisição de sete viaturas pesadas de 7 toneladas com plataforma elevatória, num investimento de cerca de 418 mil euros, foi adjudicado na reunião da Câmara Municipal de 21 de março de 2018.

Almada está agora em melhores condições de satisfazer necessidades de limpeza e higiene urbana e de corresponder às solicitações que lhe sejam feitas para limpeza das matas.

Quando em maioria na Câmara Municipal de Almada, a CDU sempre assumiu publicamente as dificuldades colocadas à prestação do serviço público municipal pelas políticas de austeridade que, violando o princípio da autonomia do Poder Local, lhe foram impostas por sucessivos governos. Nas áreas da manutenção de estradas e arruamento e da higiene e limpeza urbana a situação assumiu maiores dimensões fruto dos obstáculos colocados ao recrutamento de pessoal e à degradação dos serviços da AMARSUL no processo que culminou com a sua privatização.

Nos anos de 2016 e 2017, com a eliminação progressiva dos constrangimentos impostos aos municípios, a Câmara Municipal de Almada, com maioria CDU, lançou um conjunto de medidas com o objetivo de inverter a situação.

Depois de ter procedido a um amplo recrutamento de pessoal necessário, em 2016 iniciou um vasto conjunto de obras de reabilitação de estradas e arruamento, que ainda está em curso.

Durante o ano de 2017, foram celebrados contratos de prestação de serviços: para lavagem de contentores coletivos e de superfície, enterrados e semi-enterrados em todo o Concelho, envolvendo um investimento de quase 98 mil euros e cuja execução se iniciou em 20 de março de 2017; para recolha de óleos alimentares e manutenção dos respetivos equipamentos de deposição, envolvendo um investimento de 30 mil euros e cuja execução teve início em 18 de setembro de 2017; para varredura mecânica em todo o Concelho, num investimento de 91 mil euros e cuja execução teve início em 21 de setembro de 2017; e para varredura e lavagem de vias e passeios (para dois anos), num investimento de quase 660 mil euros, e cuja execução teve início em 21 de setembro de 2017.

Fruto de decisões tomadas ainda pela maioria CDU, foram adjudicados já em 2018 dois outros concursos para aquisição de equipamento indispensável à melhoria da intervenção municipal neste domínio: lançado a 7 de março de 2017 o concurso público para aquisição de quatro viaturas pesadas de 10 toneladas, duas com plataforma elevatória e duas com grua, num investimento de perto 508 mil euros, adjudicado na reunião da Câmara Municipal de 21 de fevereiro de 2018; e a 31 de maio de 2017 aquele que agora foi concluído.

Um investimento de 1,8 milhões de euros na melhoria dos serviços prestados pela Câmara Municipal de Almada nos domínios da higiene e limpeza urbanas, sentida de forma bem visível nos últimos meses pelos Almadenses, decisões de investimento tomadas durante o último ano do mandato anterior em que a Câmara Municipal teve maioria CDU.

Os eleitos da CDU na Assembleia da União das Freguesias de Almada, Cova da Piedade, Pragal, Cacilhas sublinham a importância das decisões tomadas pela maioria CDU, que se traduzem hoje na melhoria da qualidade do ambiente urbano e da vida de todos os Almadenses.

Almada, 2 de Maio de 2018